HISTORIA DA GASTRONOMIA:





Não temos base de quando e onde começou a historia da gastronomia, pois sabemos que todos os seres humanos precisa se alimentar para sobreviver. Sabemos também que desde os primórdios os seres que habitavam na terra precisavam caçar para se alimentar.
Mas temos base que mais precisamente 1200 a 700 a.C. viveram os Etruscos eles eram eram um aglomerado de povos que viveram península Itálica na região a sul do rio Arno e a norte do Tibre, mais ou menos equivalente à atual Toscana, com partes no Lácio e a Úmbria.
Eles foram os grandes inventores de Técnica de Plantio muito usada até os dias de hoje, famosa Rotação Trienal foram eles também que inventaram os caldeirões e as conchas que eles usavam para cozinhar Frangos e os Legumes fazendo a tão famosa Cancha de Galinha, mas sem o arroz é claro.
Como os Etruscos eram um povo Romano pode afirmar que os Romanos foram os grandes inventores da cozinha antiga, inventando: Caldeirões, frigideiras, dolium, conchas, talheres, sistemas de estocagem, barris de tonéis, ânforas, pás de pizzas (MAS NÃO EXISTIAM PIZZAS, ESSAS PÁS ERAM USADAS PARA ASAR PÃES), e bebiam cerveja.
Os Romanos tinham uma tese de que quem não comiam como eles eram povos Bárbaros. Para eles os povos podiam se vestir diferentes um dos outros, mas nunca poderiam largar o modo de se alimentar. Tanto que usavam um belo ditado para definir bem isso:
“Digam-me o que comes e dir-te-ei quem és.”
Alimentos e formas de cultivo definem quem é Romano ou não.
Foi também na Roma Antiga que teve a primeira Escola de Gastronomia, se chamava: Collegius Coquorum (Adriano 117 a 138 d.C. século 2) o grande fundador. Também na Roma antiga foi inventado o primeiro livro de receitas.
Marcus Gavius Apícius o grande inventor do livro ele era conselheiro de Nero, o livro foi escrito em Latim e tinha 468 receitas, esse livro era dividido em 10 seções:
        1-Vinhos, molhos, conservação e doces;
2-Carnes;
3-Hortaliças;
4-Antepastos;
5-Legumes;
6-Aves;
7-Pratos Especiais;
8-Quadrupedes;
9-Peixes (Crustáceos);
10-Peixes e seus molhos

Enfim podemos afirmar que a Historia Gastronômica começou lá trás no Império Romano, graças a eles usamos utensílios e suas técnicas até o dia de hoje.







No comments:

Post a Comment

Comente aqui o que achou deste post!

LINKWHITIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...